Parceria certa nas suas realizações

Liderança: 7 motivos para desenvolver essa competência agora

Se esse já era um fator importante, agora é indispensável para um profissional que quer ter sucesso

Atualmente, os mercados no mundo todo passam por transformações profundas e intensas. Não apenas o perfil dos consumidores mudou, mas também a própria forma de se produzir e trabalhar. As empresas cada vez mais necessitam de pessoas preparadas, que exerçam uma liderança eficiente para orientar as mudanças necessárias nas organizações.

Diante desse cenário, os profissionais que desejam progredir em sua carreira, ou mesmo aqueles que tem vontade de montar um negócio próprio, precisam e muito desenvolver essa competência.

Confira, a seguir, alguns dos motivos que evidenciam o quão importante é desenvolver a competência de liderança no mercado de trabalho:

1. Auxílio crucial na orientação de mudanças

Mudanças ocorrem a todo momento, e as empresas precisam se adaptar às novas realidades que vão se desenhando. Isso demanda uma série de mudanças internas, não somente em termos de cultura organizacional, mas igualmente em aspectos práticos do dia a dia corporativo.

Isso inclui elaborar estratégias, definir tarefas, montar uma agenda de trabalho, fazer planejamentos, proporcionar treinamentos e, no geral, guiar a equipe de trabalho na execução de suas funções, sempre ajudando no desenvolvimento dos colaboradores.

2. Ajuda na resolução de problemas

Além de ter um papel estratégico nas tarefas diárias da empresa, o líder pode e deve ajudar na resolução de problemas. Quando se atravessa um momento muito crítico na companhia, é o líder que se responsabilizará para entender a situação, quais desafios estão sendo enfrentado e como eles devem ser resolvidos.

Ele apontará caminhos e alinhará expectativas em prol de um bem comum.

3. Atrai e mantém profissionais de alta performance

Segundo um levantamento da consultoria de treinamento Michael Page e Page Personnel, de 10 profissionais que pedem demissão do emprego, ao menos 8 são por causa do chefe. Isso significa que quando um chefe não tem um desempenho satisfatório, os colaboradores não se sentem motivados no trabalho e, em diversos casos, chegam ao ponto de pedir demissão.

Agora, quando se tem uma gestão eficiente, que motiva a equipe e traz resultados efetivos, isso atrai e mantém bons profissionais para a companhia.

4. Aumenta o engajamento

Uma das coisas que um bom líder faz é investir nos funcionários e no processo de formação de gestores. Ele sabe que essa atitude é fundamental para aumentar o engajamento deles no ambiente de trabalho e, consequentemente, com a empresa como um todo.

Quando os profissionais se sentem mais conectados com as atividades que realizam e com a companhia da qual fazem parte, eles têm um interesse muito maior em dar o seu melhor para o crescimento da empresa.

5. Cria uma cultura organizacional e ambiente de trabalho melhores

Os princípios, visões e valores são o norte de uma organização. São eles que geram pensamentos e práticas que impactam todas as ações de uma empresa

Tão importante quanto isso é o clima de trabalho observado internamente. Um ambiente amistoso e saudável é mais produtivo e mais efetivo.

E é exatamente isso que um ótimo líder é capaz de garantir. É com a inspiração dada por ele que se influencia a equipe.

6. Melhoria do trabalho em equipe

Aquele que é devidamente capacitado para exercer liderança em uma empresa normalmente tem uma habilidade de comunicação muito maior, sabendo dar direcionamentos e feedbacks com mais clareza.

Com isso, a equipe de trabalho otimiza tempo e reduz a ocorrência de erros.

7. Influencia o desempenho geral e a obtenção de resultados

Conforme observado por um estudo promovido pela McKinsey, quando um líder está em um contínuo processo de formação, fazendo cursos, programas, treinamentos e participando de eventos de liderança, seu desempenho é muito melhor.

Consequentemente, com um líder de equipe mais competente, que exerce uma gestão eficaz e potente, os resultados aumentam e os erros diminuem.

O fator para o sucesso de uma empresa

O líder de uma equipe é um verdadeiro epicentro de progressos e evoluções em uma empresa. Ele é que irá capitanear diversos processos, instigando o melhor de todos. Nesse sentido, as empresas acreditam fortemente que é necessário desenvolver a competência de liderança em seus profissionais. Ou seja, é preciso estudar e se preparar.