Parceria certa nas suas realizações

6 dicas para manter o foco no trabalho

Para executar uma tarefa, é necessário ter concentração. Veja algumas maneiras de preparar seu cérebro para mergulhar na atividade

Um dos principais desafios dos empreendedores é ser multitarefas o tempo todo. Mas há um obstáculo: nosso cérebro não é configurado para desempenhar mais de uma ação por vez. Segundo “O Mito da Multitarefa”, um artigo do Centro de Estudos de Tecnologia e Sociedade norte-americano, levamos em média 25 minutos para voltar ao que estávamos fazendo após interrupções por um telefonema ou e-mail, por exemplo.

Por isso, executar muitas tarefas ao mesmo tempo não é a melhor maneira de lidar com o trabalho. Em vez disso, especialistas recomendam executar um “trabalho profundo”, eliminando cuidadosamente qualquer distração e se concentrando em uma coisa de cada vez.

Há outro desafio: nosso cérebro gosta da familiaridade e previsibilidade -- isso é conhecido como o viés do status quo --, e geralmente pensamos que somos melhores que os outros. Assim, fazer essa troca não é algo fácil, mas vale a pena.

O portal Inc. elencou algumas maneiras de eliminar as distrações e focar em um “trabalho profundo”. Confira:

Desative todas as notificações por uma semana

Seu cérebro não precisa ser guiado pelo status quo, apesar de ele te dizer que precisa disso. Depois desse período, você pode determinar quais notificações deseja reativar. Você irá se surpreender com o resultado.

Estabeleça prioridades para separar trabalhos importantes de urgentes

Como o autor Nir Eyal escreve em seu livro “Indistractable”, o oposto da distração é a tração. Você não pode saber o que é uma distração até ter claro em sua cabeça o que deveria estar fazendo.

Divida grandes objetivos e objetivos menores

Tome como exemplo a tarefa “criar episódio de podcast”. É algo longo e complicado, por isso é fácil procrastinar. Mas, quando dividida em minitarefas - como determinar os principais tópicos, escrever um esboço, completar o script - torna-se mais fácil executá-las e seguir em frente.

Separe um tempo para focar

Seu cérebro não pode fazer o “trabalho focado” o dia todo, todos os dias. Depois de separar o "trabalho profundo" dos "outros trabalhos", determine o melhor horário para cada um e reserve blocos para realizar seu trabalho profundo.

Estabeleça um sinal para mostrar aos outros que você está trabalhando profundamente

Seja usar fones de ouvido, fechar a porta ou colocar uma placa colorida em seu computador, é preciso ter um sinal óbvio que indique que você está imerso no trabalho.

Elimine (ou reduza significativamente) as distrações

Durante o tempo estabelecido para manter o foco, coloque seu celular no modo avião ou acione a opção “não perturbe”. Em seguida, deixe o aparelho em algum lugar fora de sua vista - caso contrário, seu cérebro poderá se distrair. Se você utiliza o Word, ative o Modo Foco: essa ferramenta enviará um alerta quando o tempo de trabalho profundo terminar. Isso evita que você fique checando as horas o tempo todo.