Parceria certa nas suas realizações

6 dicas para ser produtivo trabalhando de forma flexível

Modalidade de trabalho vem ganhando força no mercado corporativo, uma vez que facilita o equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal

Há alguns anos, o trabalho flexível era considerado uma opção apenas para os profissionais autônomos, já que as empresas ainda não contemplavam mudar sua estrutura. No entanto, a revolução tecnológica está transformando o ambiente de trabalho. Ou seja, hoje a tecnologia está a serviço dos colaboradores, possibilitando que eles priorizem seu bem-estar e consigam desenvolver outros aspectos da vida pessoal.

Para Tiago Alves, CEO da IWG no Brasil, empresa líder no setor de coworking e escritórios compartilhamos, o trabalho flexível é um conceito que vai muito além de trabalhar de forma remota ou sem um horário definido, é um estilo de vida que permite aproveitar outros espaços, explorar novas faces da carreira assim e tornar-se um profissional mais inovador. “Acredito que num futuro próximo a maioria das empresas no Brasil adotará esse modelo de trabalho, uma vez que ele reduz custos desnecessários, favorece a retenção de talentos e, consequentemente, contribui para o crescimento da economia nacional”, afirma o executivo.

Certamente, o trabalho flexível não é uma moda e sim parte do futuro da dinâmica do mercado de trabalho, até porque as próximas gerações não aceitarão o modelo tradicional, considerando-o obsoleto. Porém, ainda existem algumas dúvidas ligadas ao desempenho do profissional no modelo flexível de trabalho. Alguns líderes questionam, por exemplo, se é possível ser produtivo nessa modalidade. A resposta é sim, só é preciso dar o primeiro passo.

Confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar sua produtividade dentro de um modelo flexível de trabalho:

1. Fuja das armadilhas

Uma armadilha comum é se desviar do foco, especialmente se você trabalha em casa. Os afazeres domésticos podem dispersar sua atenção e tomar o seu tempo. A tentação de “dobrar a roupa” ou “regar as plantas” pode tirá-lo do seu objetivo -- dessa forma, uma hora do dia de trabalho desaparece subitamente. Encontrar um lugar para fazer seu trabalho, como um café ou um espaço de coworking, pode criar uma barreira física entre casa e trabalho, o que te deixará mais concentrado e consequentemente mais produtivo.

2. Estabeleça suas prioridades

Um dos maiores desafios quando se trabalha de forma flexível é a auto-organização. Quando se está livre para definir os seus horários e locais de trabalho, corre-se o risco de sobrepor tarefas ou até mesmo deixar que os imprevistos “engulam” o seu dia. Portanto, é fundamental listar as atividades, dando prioridade ao que é importante. Dessa forma, as tarefas não tomarão conta da sua vida, pelo contrário, você as dominará, sabendo quando e como elas devem ser feitas.

3. Mensure seu tempo

Estar ciente de quanto tempo você gasta em uma tarefa é uma maneira infalível de aumentar sua eficiência, especialmente quando você percebe que alguma atividade está absorvendo mais horas do que deveria. Estruture seu dia e estabeleça prazos bem definidos para cada atividade prevista.

4. Encontre seu espaço favorito

É importante que o espaço selecionado para trabalhar seja agradável, isso será determinante para a qualidade dos resultados. Empresas de coworking e escritórios compartilhados, por exemplo, priorizam pela construção de espaços harmoniosos, que mesclam áreas de convivência e lounges com salas de reunião fechadas e áreas privativas. Redes como Regus e Spaces oferecem todos os elementos necessários para trabalhar (Wi-Fi, áreas colaborativas, cabines privativas, café house, internet de alta capacidade e telefonia de nível empresarial). O único equipamento que o cliente precisa levar é o seu notebook.

5. Desligar-se alavancará sua produtividade

De acordo com a publicação de saúde e bem-estar da Medium, Nuance, uma pequena quantidade de tempo de inatividade pode ter um efeito positivo na produtividade. Loren Frank, professor do Centro de Neurociência Integrativa da Universidade da Califórnia, em São Francisco, revelou algumas vantagens relacionadas ao poder da desconexão: “Sabemos que o cérebro pode entrar em estado de inatividade rapidamente. A pesquisa em educação sugere que apenas alguns minutos - cinco a quinze - são suficientes para ajudar na aprendizagem.” Pode parecer contraditório, mas você pode se tornar mais produtivo com pequenos momentos de desconexão.

6. Seja um ser social

Até as pessoas mais introvertidas precisam de interação social -- a sociabilidade está atrelada às nossas características humanas. Entretanto, para os profissionais que trabalham em casa pode ser difícil começar o dia sem nenhuma interação ligada à vida profissional com outros colegas. Para mudar de cenário e manter essa sociabilidade tão necessária na vida de qualquer profissional, recomenda-se frequentar escritórios de coworking, uma vez que esses espaços facilitam a interação com outros usuários, além de, claro, facilitar o networking.