Parceria certa nas suas realizações

Mais empresários esperam queda na inadimplência

De acordo com o levantamento da Boa Vista, as menções dos que esperam conseguir colocar as contas de suas empresas em ordem e, com isso, reduzir o número de dívidas com o pagamento atrasado, ainda no decorrer deste ano, aumentaram de 25% para 32%

Há uma melhora na perspectiva de diminuição da inadimplência do negócio, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Perspectiva Empresarial da Boa Vista, feita com cerca de mil empresários, em todo o país, ao longo do 3º trimestre de 2019.

De acordo com o levantamento, as menções dos que esperam conseguir colocar as contas de suas empresas em ordem e, com isso, reduzir o número de dívidas com o pagamento atrasado, ainda no decorrer deste ano, aumentaram de 25% para 32%.

Consequentemente, o percentual dos empresários que esperam aumento da inadimplência para o final de 2019 diminuiu 10 pontos percentuais - p.p. (de 30% no 3ºTri18 para 20% neste 3ºTri19), também segundo a pesquisa da Boa Vista. A imagem a seguir apresenta essas informações:

ENDIVIDAMENTO

A perspectiva do empresário quanto ao nível de endividamento não se alterou em comparação ao mesmo período do ano anterior. 38% dos entrevistados acreditam que o nível de endividamento de suas empresas pode vir a diminuir ao longo deste ano. Para outros 29% o nível de endividamento continuará no mesmo patamar, e para 20% apresentará crescimento.

INVESTIMENTOS

O levantamento identificou ainda que 51% dos empresários se dizem otimistas e pretendem realizar investimentos até o fim de 2019. Comparado ao 3º trimestre de 2018, este percentual registrou crescimento de 13p.p.

55% das empresas que irão investir pretendem fazê-lo em novos produtos e serviços. 53% querem dar um upgrade tecnológico e 46% capacitar seus profissionais.

FATURAMENTO

57% dos empresários apontam perspectivas de crescimento no faturamento até o final de 2019, número 12p.p. superior quando comparado ao registrado no 3º trimestre de 2018.

DEMANDA POR CRÉDITO

Ainda segundo os empresários entrevistados pela Boa Vista neste 3º trimestre, 39% informam que demandarão mais crédito em 2019, contra 32% registrados em 2018. O percentual dos que não demandarão crédito caiu 6p.p. (de 55% para 49%).

Entre os empresários que demandarão mais crédito, 46% dizem que usarão para novos investimentos; 33% para alavancar capital de giro e 21% para pagar empréstimos e credores. Os comparativos seguem na imagem abaixo:

Ainda em relação aos 39% dos empresários que demandarão mais crédito em 2019, a perspectiva quanto à taxa de juros para contratação deste crédito é a seguinte: 46% esperam pagar taxas menores que as praticadas em 2018 (eram 35% no ano passado). 27%, empatados, consideram pagar taxas iguais ou mesmo superiores aos juros praticados no ano passado. Eram 25% e 37%, respectivamente, na pesquisa realizada no 3ºTri18.

METODOLOGIA

A Pesquisa Perspectiva Empresarial, realizada no 3º trimestre de 2019, entrevistou cerca de mil empresários, em todo o país. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de consulta eletrônica via internet. O levantamento aponta o evolutivo 2018 e 2019.

O universo é representado por empresas do Comércio (atacadista e varejista), de Serviços (instituições financeiras e construção civil) e Indústria. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança, e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.